Cuidados com seu carro | Tudo que você precisa saber sobre seu veiculo

cuidados e manutenção do carro

Como o nosso corpo que precisa de cuidados diários, o carro também precisa desses cuidados regulares para um bom funcionamento.

Antes de pegar a estrada para uma viagem com a família, é sempre bom fazer aquela revisão geral, pois nunca sabemos o que pode acontecer no caminho.

Portanto, um veículo bem cuidado evita gastos desnecessário futuramente. Para ajudá-lo a ter esse cuidado com seu companheiro de vários passeios e diversões, vou lhe dá algumas dicas.

Os primeiro Cuidados básicos com seu carro

Primeiro de tudo vamos verificar o estado dos pneus, pois o pneu é um item de extrema importância do seu carro.

  • Verifique as condições gerais dos jogos de rodas, prestando muita atenção a profundidade dos sulcos, quanto mais profundo mais seguro é.
  • Verificar as partes internas dos pneus, pois essas partes podem conter riscos sérios. Podendo causar sérios acidentes.
  • É muito importante também manter os pneus calibrados, fazendo a manutenção pelo menos duas vezes por mês.

 

Cuidados com os Faróis

Verificar sempre se todos os faróis estão funcionando, além de evitar multas, evita acidentes também mantenha sempre os faróis ligados seja nas estradas ou em cidades pequenas.

A parte mais chatinha que acaba tirando o sono de muitas pessoas é a parte Elétrica, muitas vezes levamos nosso carro na mecânica, mas nem eles mesmo conseguem desvendar o mistério que é a parte mecânica do veículo.

Aí vem a parte chata, deixar seu carro na mecânica para fazer uma investigação detalhada. Onde além de você ficar sem seu brinquedo, ainda vai ter que desembolsar uma nota.

Para isso não acontecer você precisa ficar atento aos sinais que seu colega está transmitindo a você. Verificando a bateria, pois o tempo útil da bateria é em média de 2 a 3 anos de uso.

Os fusíveis muitas das vezes eles podem se quebrar ou até mesmo queimar e comprometer a parte elétrica inteira.

Outra falha comum na parte elétrica do carro é o alternador, se o alternador falhar não terá como a bateria funcionar.

Vela de ignição são responsáveis por da partida no combustão (motor), pois se elas não estiverem funcionando bem vai prejudicar toda a parte do motor de combustão.

Então vamos ficar bem atentos a parte elétrica do seu veículo.

 

Cuidados com os Filtros e Freios

Estar atentos aos filtros sempre, trocando o filtro do ar, óleo e combustível.

Freios

Não podemos marcar bobeira quando o assunto é segurança, não é mesmo, pois bem o freio conta com dois amigos insubstituíveis que são: os discos e as pastilhas.

Para que serve esses dois itens?

As pastilhas servem para fazer as rodas pararem, ao entrarem em contato com os discos. É sempre bom ficar atentos ao estado delas, pois pastilhas desgastadas por muito tempo, podem gerar grandes problemas a vida do condutor do veículo e passageiros também.

Na grande maioria dos carros brasileiros as pastilhas de freios se localiza nas rodas dianteiras por conta dos freios a disco. Mas pode se encontrar nas quatro rodas também.

Manter os freios sempre bem ajustado ajuda você a ter uma viagem divertida e segura.                                                                  

 

Cuidados com a Suspensão

Ainda bem que ela existe, pois sem ela os veículos seriam praticamente descartáveis, ainda mais morando em um pais assim como o nosso com ruas extremamente esburacadas, isso mesmo a suspensão serve para combater o impacto dos buracos e lombadas por onde o carro passa. E manter o tempo de vida mais avançado.

Agora se você já toma todos esses cuidados constantemente, com seu amigo querido dificilmente passara por momentos desagradáveis nas estradas. Mas se você não toma esses devidos cuidados, vamos lá meu amigo corra para um profissional de sua confiança para verifica-lo melhor.

 

Vídeo | Antes de viajar atente-se a esses cuidados básicos

 

Gostou deste artigo? Deixe um comentário! Sua opinião é sempre bem vinda em nosso blog. Acesse também outros artigos neste link.